E-mail

atendimento@riobrilhantenews.com

WhatsApp

67 9 9662-1868

SOS INFORMATICA
Senado Federal

Secretarias da Mesa do Senado e da Câmara lançam glossário de termos orçamentários

O esforço conjunto das secretarias-gerais da Mesa do Senado e da Câmara dos Deputados resultou na produção do Glossário de Termos Orçamentários, qu...

05/03/2021 17h50
Por: Redação
Fonte: Agência Senado

O esforço conjunto das secretarias-gerais da Mesa do Senado e da Câmara dos Deputados resultou na produção do Glossário de Termos Orçamentários, que padroniza o conceito de termos e expressões relacionados à tramitação de matérias sobre o Orçamento público. É o segundo trabalho do tipo feito pela parceria entre as duas Casas. Em 2019, havia sido publicado o Glossário de Termos Legislativos, já na segunda edição e traduzido para o inglês e espanhol.

A publicação, que ficou pronta em dezembro, apresenta siglas, como Conorf (Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado) e CTN (Código Tributário Nacional), e conceitos. É possível saber, por exemplo, que Receita Orçamentária Primária refere-se às “receitas que diminuem a Dívida Líquida do Setor Público e que não têm relação com a apropriação de juros aos estoques dessa mesma dívida. São exemplos: receitas tributárias, de contribuições sociais e de concessões e dividendos recebidos pela União”.

O glossário será vendido pela Livraria do Senado nas versões digital (para e-book) e impressa. De acordo com o secretário-geral da Mesa Adjunto, Waldir Bezerra, setores que podem se beneficiar do trabalho serão contemplados com uma edição.

Ele explica que, em novembro de 2017, as SGMs do Senado e da Câmara criaram um grupo de trabalho com o objetivo de compartilhar e integrar informações para ajudar na convergência das duas instituições. Entre os frutos já gerados pela parceria, exemplifica, foi a criação de um número único das matérias nas duas Casas, o que facilita o acompanhar a sua tramitação.

 A ideia de ambos os glossários é buscar, na medida do possível, uma linguagem simplificada de termos legislativos e orçamentários. Para expressões orçamentárias, o desafio é grande porque a matéria é árida, mas sempre nos pautamos em tornar tudo o mais simples possível de ser entendido  afirma Bezerra, que presidiu o grupo de trabalho em 2020.

Conhecimento

A diretora da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, Adriana Zaban, uma das colaboradoras do projeto, destaca que o glossário serve tanto a especialistas quanto a leigos em busca de informação sobre orçamento. Segundo ela, isso é possível porque o resultado final agrega conhecimento também de consultores dos gabinetes de ambas as Casas e de órgãos externos, como ministérios.

— Para os experimentados, ele pode ajudar principalmente porque ninguém sabe tudo. Existe sempre conhecimento para ser consultado. O objetivo não era um material só para conhecedores. Agregamos especialistas e um grupo de assessores de Orçamento dos gabinetes, que trabalham com isso no dia a dia de forma mais prática. Eles ajudaram muito na elaboração do material — informou.

Técnicas legislativas

Outro colaborador, o chefe do Serviço de Soluções para Informação Legislativa e Jurídica, João Alberto de Oliveira Lima, ressalta que a intenção, com base nos dois glossários já lançados, é criar um terceiro para 2022. Conforme o servidor, o próximo deve ter como tema técnicas legislativas.

— Isso ainda precisa ser formalizado no grupo. Quem sabe daqui a um ano teremos isso. O importante é que esse tipo de material atenua a barreira linguística e auxilia os especialistas da Casa a terem uma referência confiável. O trabalho feito para alcançarmos esse resultado eu gosto de chamar de curadoria do nosso estoque conceitual. Um é o desdobramento do outro — sintetiza.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários