Choque chega em área de conflito indígena - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Choque chega em área de conflito indígena

Publicado em: 02/08/2017 às 16h31


O Batalhão de Choque da Polícia Militar da Capital chegou nesta quarta-feira (02) na área de confronto por terras em uma fazenda, em Caarapó. A Força Tática da Polícia Militar de Dourados também está no local e conforme o comando, o intuito é "evitar situações de violência".

Conforme mostrado pelo Dourados News, indígenas da aldeia Tey Kuê realizaram tentativa de invadir a fazenda e acabaram por recuar após a chegada da polícia e da Força Nacional. Nesta terça-feira (01), o grupo continuou cercando o local, o que gerava certa tensão.

Já nesta quarta-feira (02), o grupo continua nas proximidades, mas o clima é "mais tranquilo" conforme a Polícia Militar.

De acordo com o comandante do 3°Batalhão de Polícia Militar, Carlos Silva, haverá a tentativa de "negociação" nesta tarde (02).

"Representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Força Nacional e também lideranças indígenas locais estarão em contato com o grupo no intuito de que desistam da ação de invasão. A polícia mantém alerta no local, apesar da situação já mais calma, tendo em vista evitar qualquer ação de violência", diz.

Na ação de tentativa de invasão, os ânimos ficaram exaltados. Os indígenas gritavam e um deles arremessou um objeto em direção a um produtor rural relembre aqui.

A propriedade fica no território identificado pela Funai no ano passado como "Dourados Amambai Peguá I", o que é questionado por produtores rurais da região.

A região de Caarapó é marcada por conflitos entre produtores rurais e indígenas. No ano passado, o indígena Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza acabou baleado e morto durante confronto na área. A situação deixou ainda várias pessoas ficaram feridas, entre elas policiais militares.

 

Por: Dourados News