• Império Contabilidade1

Biomédica brasileira desenvolve chip que detecta 18 tipos de câncer - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Biomédica brasileira desenvolve chip que detecta 18 tipos de câncer

Publicado em: 08/04/2016 às 10h38

- Conversão Extrema 2016/ Douradosagora

A biomédica pernambucana Deborah Zanforlin (à esquerda) (Reprodução: Divulgação) Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/saude/biomedica-brasileira-desenvolve-chip-que-detecta-18-tipos-de-cancer-61809/ O conteúdo do Canaltech é protegido sob a

A professora universitária e especialista em biomedicina Deborah Zanforlin desenvolveu um dispositivo que promete avanços significativos no diagnóstico precoce e tratamento de 18 tipos de câncer.

Trata-se de um chip que, através de um exame de sangue, identifica a doença mesmo no estágio inicial, fornecendo o resultado em apenas quinze minutos.

O chip ainda tem outra vantagem: não libera radiação. Todo o sistema necessário para sua utilização é portátil e pode ser levado para cidades remotas, onde a população tem menos recursos de saúde disponíveis.

 

A biomédica também não descarta que a tecnologia possa ser usada para outros tipos de diagnóstico. "O chip pode ser utilizado para outras doenças no futuro, mas eu estou há cerca de dois anos focada no diagnóstico e tratamento do câncer", explica.

 

Atualmente, o projeto denominado ConquerX está em fase de desenvolvimento de relatórios que serão entregues à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também ao FDA (Food and Drugs Administration, dos EUA)