• Império Contabilidade1

Câmara confere título de Cidadão rio-brilhantense a ex-vereadora Belinha - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, domingo, 19 de novembro de 2017

Câmara confere título de Cidadão rio-brilhantense a ex-vereadora Belinha

Publicado em: 13/09/2017 às 08h07

Admin

Foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 4 de setembro, da Câmara de vereadores, através do Decreto Legislativo nº 3/2014, de autoria da Vereadora Juraci Souza Silva –PSC, conferindo “Título de Cidadã Rio-brilhantense” a ex-vereadora Sra Maria Isabel de Alvarenga Madureira Barbosa “Belinha”.
O Presente Decreto Legislativo se justifica em razão do histórico de vida da ex-vereadora Belinha, considerando a extensa lista de relevantes trabalhos desenvolvidos pela mesma à comunidade, por isso a Câmara entende ser justa esta homenagem. A proposta foi assinada pelos 13 parlamentares que compõe o Legislativo Municipal de Rio Brilhante.

Juraci destacou que, é função do vereador, além de propor leis e fiscalizar as ações do Executivo Municipal, também reconhecer aqueles que contribuíram de maneira efetiva para o crescimento e engrandecimento do município, “hoje realizo um desejo meu e com certeza um desejo também da minha amiga e colega de longa data na política a “vereadora Belinha”, conferindo a Ela esta Honraria, que, com seu maravilhoso trabalho conquistou elevado conceito entre os rio-brilhantenses”, pontuou Juraci, autora do Decreto.
Todos os parlamentares fizeram questão de destacar a importância da homenageada na política rio-brilhantense.
Para o Presidente da Câmara de vereadores, “Esta homenagem nasceu do reconhecimento de liderança em serviços comunitários e humanitários empreendida na trajetória da Belinha, unindo sentimentos e pensamentos em torno do propósito de servir”, disse o vereador Nô.

Segue abaixo o histórico da homenageada.

Maria Isabel de Alvarenga Madureira Barbosa – Belinha,Nasceu na cidade do Rio de Janeiro-RJ, em 14 de setembro de 1960.
Filha de João Madureira Sobrinho e de Leopoldina Drumond de Alvarenga (in memorian), possui três irmãos: Eliete, Luciene, e João Luiz.
Casou-se em 1982 com Jarbas Barbosa, e é mãe de três filhos: Carlos Eduardo, Isabela e Mariella. Avó de um neto, Lorenzo, e espera por João Otávio para os próximos dias.
Aos oito anos de idade mudou-se com sua família do Rio de Janeiro-RJ para a cidade de Colatina – ES, onde viveu até parte da adolescência.
Aos dezesseis anos, em dezembro de 1976 também com sua família, veio residir aqui em Rio Brilhante-MS.
Quando criança e adolescente, estudou em escola confessional católica, Colégio Marista, e ao lado da formação dada por seus pais, desenvolveu um espírito solidário, tendo participado com sua irmã, como voluntária da FESBEM – Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, órgão de governo que à época assistia a famílias pobres especialmente às crianças.
É membro há mais de vinte e cinco anos da Casa da Amizade de Rio Brilhante, entidade sem fins lucrativos, que ao lado do Rotary Clube de Rio Brilhante desenvolve projetos comunitários de prestação de serviços.
Em 1977, aos dezessete anos, ingressou no curso de Administração de Empresas na SOCIGRAN, hoje UNIGRAN, em Dourados-MS.
Passando a morar em Campo Grande-MS, graduou-se pela FUCMAT, hoje Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, no ano de 1981, no curso de Administração.
Em 2007 graduou-se no curso de Tecnologia em Produção Publicitária, pela UNIGRAN.
Em 2014 concluiu o curso de pós-graduação tornando-se Especialista em Gestão Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Atualmente, está no último semestre, do curso Tecnologia em Negócios Imobiliários, pela UNIGRAN.
Filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB desde 1983, ingressou na vida pública em 1997, sendo vereadora nas gestões 1997/2000 e 2000/2004, tendo retornado à Câmara Municipal de Rio Brilhante para o seu terceiro mandato na gestão 2013/2016.
Nesses doze anos como membro da Câmara Municipal, participou de todas as comissões permanentes, em algumas como presidente, e em outras como membro.
Na condição de vereadora, representou a Câmara Municipal de Rio Brilhante, no Conselho Municipal de Proteção, Manejo e Conservação de Recursos Ambientais – COMPARA, no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, na comissão relativa a criação do Plano Municipal de Educação-PME, e em outras comissões.
Teve a honra de ser autora em conjunto com vereadores e vereadoras, bem como com o apoio de todos os membros da Câmara de leis importantes que tem contribuído para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, onde é possível valorizar e proteger pessoas, e zelar pelo meio ambiente: Vejamos algumas:
– Resolução que outorga anualmente honraria a professores quando da aposentadoria;
– Lei que instituiu a Semana do Meio Ambiente;
-Lei que instituiu a Semana da Mulher;
– Lei que dispõe sobre a afixação de cartaz, e sanções administrativas com referência à proibição legal de estabelecimentos abrigarem ou hospedarem criança e adolescente desacompanhados dos pais ou responsáveis legais;
– Lei que instituiu a Semana da Pessoa com Deficiência;
– Lei que estabeleceu normas para denominação de ruas, avenidas, praças, logradouros e próprios públicos municipais em geral.
– Resolução que criou o Prêmio Rio Brilhante Sustentável;
– Lei que disciplinou a utilização de caçambas estacionárias ou congêneres nas vias públicas, no Município de Rio Brilhante-MS.
Belinha, propôs a realização de várias audiências públicas, dentre elas, a relativa a concessão da BR 163 a empresa CCR MS Via; a audiência no esforço de que ocorra a extensão da malha ferroviária até Rio Brilhante; e sobre prestações de Contas do Município.
Trabalha diariamente na empresa de sua família, JB APEC – Jarbas Barbosa Agricultura e Pecuária, contribuindo para que além dos interesses familiares, possam, através de sua missão, visão e valores, dar uma efetiva contribuição ao desenvolvimento do município de Rio Brilhante.

Assessoria de comunicação CMRB