Grupo Onça Pintada prestará atendimento em Rio Brilhante e Prudêncio Thomaz - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, domingo, 17 de dezembro de 2017

Grupo Onça Pintada prestará atendimento em Rio Brilhante e Prudêncio Thomaz

Publicado em: 05/12/2017 às 11h02


Atendendo proposição do vereador Marlos augusto Joris, a Câmara Municipal em parceria com a ONG Grupo Onça Pintada estará prestando atendimento em Rio Brilhante e distrito de Prudêncio Thomaz neste final de semana.

A ação de prevenção ao Câncer de Mama acontecerá na sexta-feira (08) das 16h as 20 h no distrito em frente ao E.S.F. Antonio Bittencourt e sábado (09) das 08h às 16h na Praça Central.

Os atendimentos oferecidos serão o rastreio através do exame de toque, encaminhamento para realização de ultrassonografia no local e se necessário, encaminhamento imediato para a realização de mamografia no centro da ONG em Campo Grande.

A unidade móvel do GOP, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, incluindo localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizadas palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o auto-exame da mama mensalmente. 

As mulheres que passam pelo ônibus são atendidas em uma consulta individual. Havendo necessidade são encaminhadas para exames de ultrassom, mamografia ou outro que a médica prescrever. Tudo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada. Havendo necessidade ainda, são encaminhadas para cirurgia, passando por tratamento pós-operatório, como quimioterapia, radioterapia ou reconstituição mamária.

“É uma ação direcionada à saúde da mulher, uma ação de prevenção ao câncer de mama, que todos sabemos, faz inúmeras vítimas diariamente”, lembrou Marlão.

Para a vereadora Tânia, além dos exames, a principal finalidade é  de conscientizar as mulheres sobe a necessidade e importância do auto-exame regular.

 

A ação em Rio Brilhante e Prudêncio Thomaz conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e do deputado estadual Paulo Corrêa.




  • Colégio Objetivo4
  • Objetivo32