Arlei Barbosa volta para a Prefeitura e em apenas um ano reconstrói Nova Alvorada do Sul - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Arlei Barbosa volta para a Prefeitura e em apenas um ano reconstrói Nova Alvorada do Sul

Publicado em: 29/12/2017 às 10h54

Da Redação

Ahistória do município de Nova Alvorada do Sul começou ainda na década de 1980 quando Arlei Barbosa, um jovem cheio de sonhos, começou a luta pela emancipação da pequena vila chamada de “Entroncamento” e pertencente ao município de Rio Brilhante.

Passadas três décadas a história de vida e de atuação política do prefeito Arlei Barbosa confunde com a própria história do município, que atualmente conta com quase 25 mil habitantes. Arlei foi o fundador e primeiro presidente da Associação de Moradores de Nova Alvorada (Amonal), embrião da luta que culminou com emancipação em 27 de outubro de 1991.

Em apenas um ano no comando da Prefeitura, Arlei que já havia exercido dois mandatos de prefeito, conseguiu sanear as contas municipais e, literalmente, reconstruir a cidade que recebeu em primeiro de janeiro, em estado precário. Neste curto período, Arlei retomou o desenvolvimento, recuperou a autoestima da população e resgatou a credibilidade da Administração Municipal.

Arlei conta que fecha o ano com os fornecedores pagos e com os salários e décimo terceiro em dia.

O prefeito afirmou que, ao reassumir a Prefeitura, tratou a coisa pública com seriedade e austeridade. “Damos atenção especial para a educação e para a saúde”, disse o prefeito, que implantou duas novas creches e zerou o déficit de vagas e lançou o Colégio Militar, em parceria com o Governo do Estado.

A cidade que nasceu no entroncamento das rodovias BR 163 e 267, atualmente, tem uma econômica forte e não depende mais do movimento gerado pelas duas estradas como era antes.

“Temos duas grandes indústrias, a Dallas e a usina que emprega diretamente mais de três mil pessoas”, disse o prefeito, ao relatar que dezenas de empresários já manifestaram interesse em investir no município pela sua posição estratégica já que está situado no centro do Estado.

Entre os novos empreendimentos implantados este ano, Arlei cita uma empresa de Call Center que está operando com o apoio da Prefeitura e gerando mais de duzentos empregos diretos para os jovens do município. Arlei também citou a implantação de uma grande cerealista e uma empresa de confinamento para dois mil bois.

O Prefeito disse que 32 cartas consultas de empresas interessa em se instalar em Nova Alvorada foram protocoladas na Prefeitura, entre elas, duas empresas de tratamento de eucalipto e um frigorífico, entre outras.

“Nossa administração também apoia os empreendimentos que já existiam no município e que geram vários empregos, a Gazin que garante trabalho para 120 pais de famílias”, disse o prefeito, lembrando que Nova Alvorada é o maior produtor de urucum do estado e deverá chegar a uma área plantada de 700 hectares.

Arlei Barbosa, aos 59 anos de idade, é considerado uma das maiores lideranças políticas da região. Além da participação ativa na emancipação de Nova Alvorada através da Amonal, Arlei foi eleito vereador em 1988 pelo município de Rio Brilhante. Com a emancipação Arlei foi vereador de Nova Alvorada e prefeito por dois mandatos.

Em 2016, é reconduzido ao cargo de prefeito com grande apoio popular. Educação Neste primeiro ano de Administração, o prefeito Arlei Barbosa realizou ações pontuais no setor de educação que marcou um novo tempo no setor.

 

A implantação de três creches criou mais de duzentas vagas para a educação infantil e zerou o déficit neste setor. Soma-se a isso, a assinatura de convênio com o Governo do Estado que possibilitou a criação do Colégio Militar de Nova Alvorada do Sul.

A aquisição de 6 novos ônibus para o transporte escolar fez com que os estudantes universitários e da zona rurais tivessem a garantia de acesso à educação com qualidade e segurança.

Entre as ações desenvolvidas pelo prefeito Arlei, estão também:

Merenda Diversificada e de qualidade e preparada com alimentos agroecológicos adquiridos da Agricultura Familiar; resgate da Banda Municipal e da Fanfarra Azul; projetos de violão, viola e violino nas escolas e no Ponto de Cultura; projeto “Bom de Bola, bom na escola” atendendo mais de trezentas crianças e entrega de panetones produzidos pela padaria municipal para os alunos e servidores da Educação.

Empregos

A geração de empregos para a grande massa de jovens de Nova Alvorada do Sul foi encampada pelo prefeito Arlei Barbosa que, neste ano, conseguiu atrair para o município uma empresa de “call center”. A prefeitura através de convênio com a empresa paga o aluguel de um prédio, onde funciona toda a estrutura de trabalho e, com isso, além de receber o ISS (Imposto Sobre Serviços) O prefeito de Nova Alvorada do Sul conta que fecha o ano com os fornecedores pagos e com os salários e 13º em dia seguiu a geração de cerca de duzentos empregos diretos.

Arlei afirmou que a empresa de call center presta serviços para grandes varejistas do Brasil e representa um grande avanço na geração de empregos para os jovens em sua grande maioria ainda em busca do primeiro trabalho. “Vamos continuar incentivando a vinda de novas empresas para o município”, afirmou o prefeito, ao lembrar que a posição estratégica já que fica no centro do estado e cortado pelas rodovias que cortam o estado de norte a sul e de leste a oeste.

E pra fechar com chave de ouro o prefeito Arlei Silva Barbosa determinou através da secretaria de finanças que fosse consolidada todas as contas do ano de 2017, isso significa,acerto de rescisões de contratados, pagamentos de postos de combustíveis, ou seja todos os fornecedores que tinham contas empenhadas foram liquidadas.




  • Colégio Objetivo4
  • Objetivo32