Operação Furacão: Exército ‘cerca’ Caarapó com 500 militares e surpreende moradores - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, terça-feira, 16 de outubro de 2018

Operação Furacão: Exército ‘cerca’ Caarapó com 500 militares e surpreende moradores

Movimentação inesperada dos militares chamou atenção dos moradores na cidade

Publicado em: 23/05/2018 às 15h49

Mídia Max

O Exército Brasileiro promove, até quinta-feira (24), a Operação Furação na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Dourados.  A ação, que está incluída na avaliação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), percorrerá rodovias entre as cidades de Caarapó e Laguna Carapã e contará com a participação de 500 militares.

O fato é que a operação do Exército chamou atenção dos moradores de Caarapó nesta terça-feira (22) devido à movimentação inesperada. Neste dia, os militares realizaram patrulhamento e a cidade ficou “cercada”. O CMO também explica que haverá simulações de incidentes fictícios e postos de bloqueios previstos no Exército.

Conforme nota do CMO (Comando Militar do Oeste), as tropas estão realizando reconhecimento na zona da BR-163 e posteriormente na MS-280. Além disso, o CMO informou que as equipes estão desocupando as áreas, retirando os civis enquanto os militares transitam.

Outras atividades serão realizadas durante o treinamento do Sisfron, como testes de sincronização do sistema de comunicações táticas, testes de optrônicos, operações noturnas, além do emprego do radar de vigilância terrestre durante o reconhecimento de zona.

“Essa etapa da validação do sistema é necessária para verificar, além das ações e funcionalidade dos equipamentos, a posterior expansão do projeto-piloto às demais Brigadas do Comando Militar do Oeste, localizadas na faixa de fronteira”, diz trecho de nota a respeito do Sisfron.

As avaliações da operação ocorrem sob a supervisão do Estado-Maior do Exército, Centro de Operações Terrestres (COTER), Escritório de Projetos do Exército (EPEx), Centro de Doutrina do Exército (C Dout) e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.




  • Colégio Objetivo4
  • Objetivo32