PF cumpre mandados em Dourados e quatro cidades contra fraudes em documentos florestais - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PF cumpre mandados em Dourados e quatro cidades contra fraudes em documentos florestais

Publicado em: 29/08/2019 às 08h21

Dourados News

Policiais federais cumprem mandados em Dourados e outras quatro cidades em operação contra ação criminosa voltada à emissão e recebimento de DOF's (Documentos de Origem Florestal) falsos. Denominada Ghostwood [madeira fantasma], a ação acontece em conjunto com o Ibama.

São 10 determinações da Justiça para busca e apreensão, 12 de suspensão de atividade econômica e outros 12 de interdição e lacração de estabelecimento comercial.

As ordens partiram da 1ª Vara Federal de Ponta Porã. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Campo Grande, Sete Quedas e Umuarama (PR), além de Dourados e a cidade de fronteira.

De acordo com a Polícia Federal, em regra, a emissão dos DOF’s falsos tem como finalidade ludibriar a fiscalização e legalizar produtos de origem florestal adquiridos de forma ilegal. 

Para a emissão e recebimento dos documentos falsos, os investigados utilizavam tanto empresas de fachada quanto madeireiras em pleno funcionamento.

São utilizados na ação mais de 50 policias federais e cinco equipes de agentes ambientais do Ibama na deflagração da operação. 

Não foram divulgados os locais e alvos da operação. A Polícia Federal se pronunciará através de coletiva agendada para esta manhã na Capital.