Prefeitura de Rio Brilhante descumpre TAC do Lixo, e Adailton cobra promotoria - Rio Brilhante News - Notícias de Rio Brilhante MS e Região

22º min
32º max

  • Coberturas31


Rio Brilhante - MS, segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Prefeitura de Rio Brilhante descumpre TAC do Lixo, e Adailton cobra promotoria

Publicado em: 03/09/2019 às 08h42

Enfoque Político

O vereador Adailton Lima, cobrou na sessão de ontem, 2, de setembro que Ministério Público Estadual se manifeste acerca do Termo de Ajuste de Conduta, celebrado com o município, e que resultou na cobrança da taxa do lixo, já que segundo ele o município está descumprindo o TAC.

Durante sua fala no grande expediente o vereador lembrou que a celebração do acordo tinha por finalidade, acabar com o lixão do município, e dar uma destinação adequada aos resíduos que são recolhidos no município.

Enfoque Político foi conferir como está sendo feito o transporte, e constatou que o vereador tem razão nas cobranças, já que a maneira como o lixo vem sendo tratado no local que é para ser o transbordo, não parece ser a mais adequada, e foge dos parâmetros que constam na licitação que foi vencida pela empresa financial. Inclusive, a obra do transbordo, já desmoronou, com menos de 6 meses de funcionamento.

No contrato de prestação de serviços que foi vencido pela empresa consta que todos os resíduos recolhidos seriam colocados em contêineres, e em seguida seria feito o transporte até a cidade de Dourados, porém, o que se pôde comprovar por meio da visita até o transbordo é que todo lixo continua sendo jogado no chão, e quando o caminhão vem buscá-lo, uma pá carregadora do município, faz o serviço de juntar, e colocar tudo dentro de um caminhão caçamba, que se quer tem a identificação de um veículo de transporte de resíduos.

No termo de ajustamento de Conduta, o município se comprometia a recuperar a área, que por anos foi o depósito de lixo do município, porém, até o momento, o lixo continua sendo descartado no meio ambiente de maneira irregular.